quinta-feira, 21 de novembro de 2013

20/11/2013 06h00 - Atualizado em 20/11/2013 06h00

Dia da Consciência Negra é comemorado com espetáculo na PB

'Auto dos Orixás' será apresentado no Centro da capital paraibana.
Espetáculo tem influência dos quatro elementos e da natureza.

Do G1 PB
Comente agora
Apresentação será realizada no Centro de João Pessoa e objetiva fortalecer o enfrentamento à discriminação racial (Foto: Divulgação/Secom)Apresentação será realizada no Centro de João Pessoa e objetiva fortalecer o enfrentamento à discriminação racial (Foto: Divulgação/Secom)
Nesta quarta-feira (20), é comemorado o Dia da Consciência Negra, data que será celebrada em João Pessoa com uma nova edição do espetáculo 'Auto dos Orixás'. O evento, realizado pelo Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, é concebido como um ato público que tem o objetivo de incentivar o enfrentamento à intolerância religiosa e a todos os tipos de preconceito, sobretudo direcionados à cultura afro-br Os bailarinos e integrantes passaram por diversas oficinas e laboratórios de dança afro, teatro e vivências com os quatro elementos. Essas atividades ofereceram subsídio para a construção coletiva das coreografias, onde a cada bailarino busca em si a energia para representar cada personagem. O figurino foi inspirado nas pinturas de Carybé, artista brasileiro reconhecido internacionalmente e conhecido por retratar o cotidiano dos terreiros de candomblé da Bahia, berço da religião no Brasil.O espetáculo deste ano tem a influência dos quatro elementos da natureza em diversas culturas, tendo o sincretismo como fio condutor. “Buscamos mostrar onde se situam os orixás em outras culturas do mundo” afirma o diretor e roteirista Elioenai Gomes.
Este ano o espetáculo tem participação especial do Coral Voz Ativa. O Grupo Raízes participa com seus cantos e batuques e convida bailarinos da Tribo Indígena Pele Vermelha. O Auto dos Orixás 2013 tem patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado da Paraíba e do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos. A apresentação acontece às 19h, no Ponto de Cem Reis, na capital paraibana. A participação do público é gratuita. Informações pelo telefone 87309629/ 88040786 ou pelo site.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Evento destinado a promover a leitura entre crianças e oferecer um estreito contato com o mundo maravilhoso dos livros, a Feira do Livro Infantil é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura. Além dos estandes com livros e brinquedos educativos, haverá uma programação especial com contações de histórias, oficinas e espaços de leitura.
Local: Ginásio de Eventos.05 a 14/11, terça a sexta, 8h às 20h, sábado, domingo, 9h30 às 18h. 
Agendamentos de grupos e escolas através dos telefones (14) 3235-1790 ou 3235-1793.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013


                                     

Halloween

 
                                                 "Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de Outubro. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX." 

Na aula de inglês, dos teachers Léo e Camila, as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos puderam aprender ainda mais sobre a cultura Norte Americana.